Jesus Cristo Chora com a nossa Dor!
O momento em que Jesus mais sofreu e chorou sua dor como humano foi quando esteve no Jardim do Getsêmani, em que suou gotas de sangue.
O ser humano, ao se confrontar com a morte de um ente querido, sofre sua maior dor no âmago de sua alma, através do seu ser.
Não há dor maior! Ninguém consegue sentir a dor mais sofrida e angustiante da aflição do outro, através da morte.
É nesse período de dor de luto, dor sofrida, que rasga a alma humana, que somente o Salvador Jesus a sente na intensidade do sofrimento atroz e de aflição.
Por mais que alguém próximo se solidarize com essa dor, não tem a dimensão do sofrimento da alma de quem dela padece.
Jesus chora com a nossa dor mais profunda e inconsolável sofrimento.
Se Jesus chora com a nossa dor, o Salvador nos consola com sua interação espiritual, em conexão com o nosso espírito, adentrando o âmago da nossa alma, que está rasgado, dilacerado, inconformado pelo sentimento de dor.
Jesus chorou sua dor no Jardim do Getsêmani, pois naquele momento, em que o Salvador suava gotas de sangue, Ele levava sobre si a nossa dor.
Jesus não chora conosco a nossa dor, tal qual o nosso próximo chora.
Em vez disso, enquanto o Salvador chora por nós, Seu poder de bálsamo, isto é, do consolo e conforto, suaviza o âmago da alma, a ferida que repentinamente se abriu nEle e continua a se dilacerar.
Cristo envia o seu Espírito Santo, que chora e geme conosco, intercedendo junto a Deus pelo alívio do sofrimento.
Embora a dor da separação no luto por um ente querido o é para todo viver, Cristo cicatriza essa dor.
Contudo, enquanto estivermos cá na terra, sempre sofreremos de dor.
Por tal sofrimento, Je-sus nos conforta ao dizer: “No mundo em que viveis, enquanto estiverdes a viver nessa carne, tereis aflições, mas eu lhes concedo graça e forças espirituais, para que tenhais ânimo”.
A vida nos é um constante desafio, e passamos por momentos de profunda aflição, os quais somente Jesus Cristo pode balsamar com Seu poder de alívio, superação e renovo, mediante as forças espirituais concedidas pelo Pai.
Nesses momentos de dor, de profunda aflição e da separação dos nossos entes queridos, possamos deleitar todo o nosso sofrimento em Je-sus Cristo, encontrando nEle as forças tão necessárias para acalentar nossa angústia e nosso sofrer.
Lembremos sempre: Jesus Cristo chora com a nossa dor!
ORAÇÃO: Deus! Aleluia, porque Jesus Cristo chora com a nossa dor!
TEXTOS: João 11.35; Lucas 19.41; Hebreus 5.7-9.